Você conhece este homem?

em

Esta é a frase escrita no cartaz colado no senhor sentado na foto acima. O filme é o documentário “Mundo Invisível”, de Atom Egoyan. O senhor na foto é Leon Cakoff, grande e genial homem, crítico e criador do maior evento de cinema do Brasil: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Nesses 35 anos de Mostra tivemos o privilégio de conhecer filmes raros que dificilmente chegariam a nós, não fosse o olhar apurado de Leon, que a cada ano selecionava e trazia para o seu festival algumas centenas de obras provenientes dos mais diversos e longínquos países e narrativas. Em meio a esse grandioso mosaico cultural o cinema brasileiro sempre teve o seu lugar garantido, com divulgação massiva e sessões concorridas.

E para os cinéfilos fieis à Mostra, sempre houve um grande atrativo a mais, o de poder ver de perto, em palestras, wokshops e eventos, grandes nomes do cinema mundial, como Michelangelo Antonioni, Pedro Almodóvar, Wim Wenders e Quentin Tarantino, entre tantos outros convidados não menos ilustres, todos ciceroneados por Leon.

Mas, infelizmente, Leon ficou doente e sua bela missão chegou ao fim na última sexta-feira (14/10), a uma semana do início de mais uma Mostra, falecendo aos 63 anos. Ele foi um guerreiro que construiu um império cuja inestimável riqueza é meramente cultural. E o mais bonito é que esse seu império foi criado e construído com o pensando direcionado ao público antes de tudo.

Enquanto isso, aqui estamos no espaço de um novo festival que ainda não nasceu, mas já está juntando forças e tendo as suas primeiras contrações antes de vir à vida.

Podemos afirmar que Leon foi uma grande inspiração para nós, pela sua pessoa, pela sua força e, principalmente, por ele ter conseguido criar e sustentar um evento brasileiro com visibilidade no mundo inteiro, por mais de três décadas. Evento esse que de tão forte continuará a existir pelas mãos dos seus discípulos. Parabéns Leon, e muito obrigado por tudo!

Artigo escrito por Barbara Sturm, especialmente para a Cineramabc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s