Jornada de Gênero, Teatro e Cinema: Artemísia

Jornada de Gênero, Teatro e Cinema: Artemísia
11 de Março de 2011, às 19h, Fundação Cultural BADESC

No dia 11 de março, às 19h00, a Fundação Cultural BADESC promove a Jornada de Gênero, Teatro e Cinema com a exibição do filme Artemísia. A película baseia-se na história da pintora italiana do período Barroco, Artemisia Gentileschi (1593-1653), uma das primeiras mulheres a serem reconhecidas no mundo das artes e a primeira mulher aceita na Accademia delle Arti del Disegno (Academy of the Arts of Drawing).

Lançado com os títulos Artemisia – Schule der Sinnlichkeit / Artemisia – passione estrema (1997) o filme é uma produção européia (França, Alemanha, Itália), dirigido por Agnès Merlet (Son of the Shark, Artemisia e Dorothy Mills). A jovem Artemisia, interpretada por Valentina Cervi, é a talentosa filha do renomado pintor italiano Orazio Gentileschi. Apoiada pelo pai a seguir a carreira, a jovem pintora de afrescos enfrenta os tabus impostos as mulheres no século XVI, quando as mulheres eram proibidas de pintar o nu artístico ou entrar na Academia de Arte.

O longa-metragem provocou grande controversia na época pela maneira como retratou o estupro de Artemísia por seu mentor Agostino Tassi (Mike Manojlovic). A história de Artemísia e a película da diretora francesa Merlet, instiga-nos a refletir sobre as escolhas e leituras de representação no cinema e no teatro de mulheres históricas.

Duração: 97 min.

Tipo: Longa-metragem/colorido

Convidada: Dra. Joana Maria Pedro, professora Titular do Departamento de História da UFSC. Pesquisadora do CNPq, Coordenadora do PPGICH – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. É editora de artigos da Revista Estudos Feministas e uma das coordenadoras do IEG – Instituto de Estudos de Gênero, sediado na UFSC.

Promoção: Grupo de Estudos Teatro e Gênero – Projeto Pesquisa Poéticas Feministas. Coordenação Profa. Dra. Maria Brígida de Miranda (CÊNICAS/CEART/UDESC).

Apoio: Fundação Cultural BADESC, R. Visconde de Ouro Preto/216 – Florianópolis, 3224-8846

Organização:

Maria Brígida de Miranda (CEART/UDESC)
Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC/CIN-UNISUL)
Janaina Träsel Martins (CCE-UFSC)

Jornadas de Gênero, Teatro e Cinema: são realizadas mensalmente e têm a finalidade de discutir questões de gênero por meio da análise de obras teatrais e cinematográficas. A cada sessão recebemos uma convidada para discutir a obra apresentada, por meio da perspectiva dos estudos de gênero. Apesar do caráter acadêmico do evento, ligado a linha de pesquisa Linguagens Cênicas, Corpo e Subjetividade do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UDESC, sua realização em um espaço cultural no centro da cidade de Florianópolis, com acesso gratuito, visa a promover a experiência estética com obras de vanguarda pouco difundidas nos meios de comunicação habituais, a divulgação da pesquisa universitária na comunidade, e receber desta mesma comunidade suas impressões sobre temas que alimentam a pesquisa acadêmica e, muitas das vezes, lhe dão maior sentido e relevância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s