Estréia Nacional – O Samba Que Mora Em Mim

O Samba que Mora em Mim, documentário sobre o Morro  da  Mangueira estreia nos cinemas em 11 de fevereiro.

SINOPSE – “O SAMBA QUE MORA EM MIM” é um documentário ambientado no Morro de Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro, no período do pré-carnaval. O ponto de partida é a quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, lugar do reencontro da diretora Georgia Guerra-Peixe com sua própria história. É no inicio do documentário, em primeira pessoa, que a diretora conta o que o carnaval sempre significou na sua família e na sua vida. Da quadra, ela parte para subir o morro pela primeira vez, movida pelo desejo de ir além do samba. “Se eu pudesse calar uma escola de samba….” O olhar muito particular da diretora conduz este deixar-se ir continuo pelo morro; um caminhar que naturalmente vai adquirindo variações melódicas e cadências rítmicas diferentes, resultando na composição do que poderia ser chamado de samba enredo documental ou um samba de olhar. Além da quadra mora o samba de Georgia Guerra-Peixe. Um samba que é jeito de ser, de viver e também, mas não só, de cantar e dançar.
Georgia Guerra-Peixe, ou simplesmente Joca, nasceu em Petrópolis, foi criada no Rio e vive há 19 anos em São Paulo. Independente disso, tem uma forte ligação com o Rio de Janeiro. O amor que sente pela cidade praticamente transpira nas imagens do seu primeiro longa-metragem “O Samba que Mora em Mim”. (estreia dia 11 de fevereiro)

O documentário mostra um olhar feminino da diretora sobre o Rio. Quando foi captado há 3 anos, Joca passeou pelas ruelas do Morro da Mangueira e entrou na casa dos moradores de lá com tranquilidade e confiança. Algo até então, pouco provável nos dias de hoje. O filme não retrata a violência. Joca nunca quis falar sobre isso. Pelo contrário, seu olhar sobre a comunidade esbanja felicidade e poesia nas diferentes conversas que teve com aquelas pessoas que têm orgulho de serem cariocas, exatamente como ela!

No próximo dia 9 de fevereiro, às 00:00 (ou seja à meia-noite do dia 8 para o dia 9) o público que acessar a internet no canal ELO CINEMA -www.elocinema.com.br – terá a oportunidade de assistir ao documentário antes da estreia nos cinemas. A exibição, feita pela Elo Company, será em streaming para os primeiros 500 acessos. Durante a sessão online – gratuita – será possível comentar. O filme não estará mais disponível no canal da Elo a partir do dia 11, quando o documentário entra em cartaz.

Atualmente, Joca compõe o casting de diretores da produtora paulistana BossaNovaFilms desde sua fundação, há 5 anos. É uma profissional poética, que se entrega de corpo e alma para os trabalhos que realiza. Uma dessas pessoas por quem nos apaixonamos nos primeiros quinze minutos de conversa.

Assista cenas extraídas do filme abaixo. O samba que mora em mim foi exibido recentemente no Festival de Cinema de Estocolmo (ela diz que os suecos ficaram maravilhados com o filme) e ganhador do Prêmio Especial do Júri na 34a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em novembro do ano passado.

Depoimento da Joca sobre o filme
http://www.youtube.com/bossanovafilms#p/a/u/0/5ZdcYjA53Rc

trailer

5 teasers

site
http://www.osambaquemoraemmim.com.br

blog
http://osambaquemoraemmim.com.br/blog_pt/

twitter

facebook
http://www.facebook.com/?ref=logo#!/pages/O-Samba-que-Mora-em-Mim/157576060943265

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s